REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO NA VEJA BH

2014-05-12
A Revista da Faculdade de Direito saiu na Veja BH! Confira o artigo na íntegra sobre o projeto de digitalização e restauração, que conta com o apoio da Fundação Valle Ferreira:


http://vejabh.abril.com.br/edicoes/online-digitalizacao-revista-faculdade-direito-ufmg-781970.shtml

 
Digitalização resgata história da Revista da Faculdade de Direito da UFMGDe vanguarda, publicação debateu temas que ainda são atuaispor João Renato Faria | 

 

Lucas Gelape

Nomes de imponentes avenidas de Belo Horizonte, Afonso Pena, Augusto de Lima e Afonso Arinos têm mais em comum do que dar batismo a logradouros da cidade. Os três também foram editores da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Fundada há 120 anos, quando a instituição ainda funcionava em Ouro Preto e a construção da nova capital do Estado ainda nem tinha começado, a publicação acaba de ter todo seu acervo histórico, de quase 18 000 páginas, digitalizado.

Todo processo durou mais de dois anos. Segundo a professora Fabiana de Menezes Soares, a ausência de alguns números no arquivo da instituição dificultou o trabalho de digitalização. Para completar a coleção, foram consultados acervos de professores e também arquivos esquecidos. "Foi um trabalho de garimpo. Colocamos máscaras e luvas para investigar pilhas enormes de papéis antigos atrás das revistas que faltavam", diz. Cada revista encontrada era recebida com uma comemoração digna de um gol.

Outro problema foi a idade dos exemplares mais antigos. "O papel dos primeiros números estava quebradiço, frágil e comido por insetos", detalha. Por causa disso, o processo foi minucioso. As revistas passaram por um mês de refrigeração abaixo de 14º, para eliminar traças, bolor e outros organismos que pudessem causar mais danos aos volumes. Depois, eles foram limpos com produtos especiais e restaurados página por página. Só então passaram pelo scanner. O processo foi feito em parceria com o Arquivo Público Mineiro, que irá guardar os originais.

A digitalização revelou uma publicação de vanguarda, que discutiu temas fundamentais para o País e ajudou a moldar a modernidade em Minas Gerais. Assuntos como a desbiologização da paternidade no Brasil, a escalada de tensão que levou à ditadura militar, a psicanálise de Sigmund Freud dentro da sala de aula e a própria criação da Faculdade de Direito. "Temos o registro de que a intelectualidade da época buscou fundos em câmaras municipais para criar aqui um centro de ensino para sua elite". Leis que ainda estão em pauta também já eram discutidos pela revista, como os royalties da mineração. "Já no início do século XX, professores debatiam a legislação da exploração mineral no Estado, além de temas que estão na moda hoje, como transparência de dados e responsabilidade", diz Fabiana. O conteúdo pode ser acessado em http://www.direito.ufmg.br/revista.