A Diretoria da Faculdade de Direito da UFMG comunicar e celebra a entrada em exercício do Professor Alves Corrêa, vinculado ao DIP – Departamento de Direito Público.

Leonardo Alves Corrêa nasceu em Belo Horizonte e graduou-se em Direito pela Fundação Universidade de Itaúna em 2003. Entre 2003 e 2010, atuou como consultor preventivo na área do Direito Ambiental Econômico para grandes empresas, tais como, Ambev, Siemens, Unilever, Usiminas. A partir de 2007, integrou o grupo da Fundação Brasileira de Direito Econômico da UFMG, do qual participou ativamente de pesquisas e atividades acadêmicas dos últimos anos de vida de Washington Albino de Souza. Em 2010 defendeu o mestrado na PUC-MG sob orientação do Professor Giovani Clark. Entre 2010 e 2020 integrou o corpo docente da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como professor de graduação e do mestrado em Direito e Inovação. Na UFJF, também coordenou diversos projetos de extensão relacionados ao tema da interdependência entre Direito Econômico, Desenvolvimento e Meio Ambiente: Quilombolas e Justiça: demarcando direitos humanos (2011-2013);Observatório do Direito à Alimentação (2016-2017); Projeto Rede de estudos e ações em Justiça Alimentar – REAJA (2017-2019) e EcoJusLab – Laboratório de Direito Ambiental Econômico e Políticas para o Desenvolvimento Sustentável (2020). Concluiu o Doutorado em 2015 pela PUC-MG, após período sanduíche na Faculdade de Economia do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A tese “Estado, mercado e instituições: estudos sobre o incrustamento e a (re)construção da ordem econômica constitucional à luz da Economia Plural de Karl Polanyi” foi uma das finalistas do Prêmio Capes de Melhor Tese do Ano 2015. Publicou diversos artigos e livros , entre eles: “Constituição Econômica Bloqueada: impasses e alternativas”  (2020, em coautoria com Giovani Clark e Samuel Nascimento); “Direito e Democracia Econômica: uma interpretação à luz da obra de Karl Polanyi” (2019); Direito Econômico em Debate (2015, em coautoria com Giovani Clark e Samuel Nascimento);  Direito Econômico e Desenvolvimento: uma interpretação a partir da Constituição de 1988 (2011). As suas principais áreas de pesquisa e interesse são: Constituição Econômica, Teoria Geral do Direito Econômico, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Direito Econômico e Economia Verde.

Postado por ATI em 21/jan/2021