Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Equipes da UFMG são destaque na primeira competição de Direito Concorrencial

Na última semana, entre os dias 18 e 20 de novembro, foi realizada a primeira edição do WiCade – Competição WIA-Cade de Direito Concorrencial. O evento aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro e foi organizado por meio de uma parceria entre a Rede Women in Antitrust (WIA) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autoridade concorrencial brasileira. A competição simula um caso fictício preparado por especialistas da área e as equipes de estudantes atuam tanto como advogados das partes, quanto como membros do Ministério Público Federal em um processo supostamente sob análise do Cade. Na fase escrita, as equipes preparam memoriais em nome de cada uma dessas partes, enquanto na fase oral as equipes apresentam os seus argumentos diante de profissionais e acadêmicos do Direito Concorrencial. Na edição deste ano, a competição foi realizada em formato virtual e contou com a participação de 15 equipes, oriundas de universidades de todo o país.

A Faculdade de Direito UFMG participou com duas equipes e ambas obtiveram destaque. A UFMG-A, coordenada pelo Professor Dr. Leandro Novais e Silva, da área de Direito Econômico, foi classificada como a segunda melhor equipe da competição, além de ganhar o prêmio de melhor memorial de uma das partes representadas no caso fictício. A equipe reuniu as alunas Camila Monferrari – aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora –, Flávia Couto, Mariana Assunção Soares, Paula Wardi Lana e Yara Santana e o aluno Otávio Augusto Andrade Santos. Além do Professor Leandro, também orientaram a equipe o advogado Luiz Felipe Drummond Teixeira, Mestrando em Direito pela UFMG, e a servidora do Cade e Mestre em Direito pela UFMG, Jade Vinagre e Lima.

Já a UFMG-B, coordenada pelo Professor Dr. Fabiano Teodoro de Rezende Lara, também da área de Direito Econômico, foi classificada para as quartas de final da competição e ganhou o prêmio de terceiro melhor memorial do Ministério Público Federal. A equipe reuniu as alunas Marta Maria Bessa Cordão, Taynara Gabriele Inacio Oliveira, Luiza Camilo de Souza, Vitória Carvalho de Aquino e Ana Paula Rosa Policarpo e o aluno Herick Silva Sampaio. Além do Professor Fabiano, a equipe também foi orientada pelos advogados Elisa Santos Coelho Sarto e Leonel Moraes Barros, Mestres em Direito pela UFMG, e pela advogada e Mestranda em Direito pela UFMG, Aline Mello Terrão. A servidora do Cade Joyce Ferreira Fernandes Borges também orientou a equipe. A UFMG-B faz parte do Núcleo de Direito da Concorrência do Grupo de Pesquisa em Direito Econômico.

Postado por ATI em 25/nov/2021