Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Porque vacinar as crianças contra covid é importante

Em encontro online e gratuito, no dia 16 de dezembro, UFMG Explica e Sociedade Mineira de Pediatria falam sobre a vacinação como direito e tiram dúvidas de pais e responsáveis

Qual é a eficácia e a segurança das vacinas anti-covid conhecidas para crianças? Se vacinar é um direito também nessa faixa etária? A vacina anti-covid para quem tem idade entre 5 e 11 anos está cada vez mais próxima, mas ainda há quem tenha dúvidas.

“Vacina de covid-19 para crianças: Ciência e Direito” é o título do evento gratuito e on-line, que o projeto UFMG.Explica e a Sociedade Mineira de Pediatria realizam na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, das 18h30 às 20h. O objetivo é esclarecer dúvidas de pais e responsáveis.

A participação é aberta a todos, que também  podem enviar perguntas, que serão respondidas durante a apresentação,  que será transmitida ao vivo do canal do YouTube do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG (Youtube.com/canalieat).

Participam da mesa a infectologista pediátrica e professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Lilian Diniz; o epidemiologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), José Geraldo Ribeiro; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), Angélica Sigollo.

Juntos eles vão abordar o que a infectologia, a epidemiologia e a área do Direito sabem sobre o tema e podem colaborar entre si sobre os diferentes aspectos da vacinação contra a covid-19 para crianças.

Geraldo Ribeiro, adianta que sua análise se dará a partir de alguns estudos publicados pela indústria das vacinas, mas sempre com um olhar crítico de um epidemiologista, reconhecendo o momento em que vivemos, com a pandemia, e considerando todas as informações disponíveis no documento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, que é usado como referência. Também serão abordados a legislação sobre proteção e desenvolvimento pleno na infância, a responsabilidade coletiva na vacinação de crianças e seus reflexos na educação.

A pediatra Cristiane Dias, também professora da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Explica.UFMG, esclarece que o objetivo de seu projeto é convidar a sociedade a repensar sua relação com a saúde das crianças. “Antes da pandemia o Brasil já observava queda no número de crianças vacinadas no calendário vacinal habitual, com surtos de doenças antes controladas, como o sarampo”, destaca a médica, para quem é imprescindível retomar o histórico do Brasil como referência na área da vacinação.

Se em um primeiro momento havia menor entendimento sobre manifestações do vírus entre crianças, hoje a ciência trouxe elementos para ampliar o debate. “Por terem, frequentemente, curso clínico de menor gravidade e por questões éticas, os estudos sobre a covid-19 entre crianças são mais recentes. Devido a dinâmica da doença ainda estamos aprendendo, mas hoje já há muita informação devido aos esforços da ciência. Sabemos que crianças podem transmitir o vírus e podem adoecer. Elas se beneficiam das vacinas individualmente e toda a sociedade se beneficia, de forma coletiva”, analisa.

Para mais informações, acompanhe o perfil do projeto no Instagram ou envie e-mail para ufmg.explica@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES APENAS PARA A IMPRENSA

Profa. Cristiane Dias – Pediatra, Medicina UFMG – (31) 9  8932-8946

Prof. José Geraldo Ribeiro – Epidemiologista, Ciências Médicas MG – (31) 9 8855 5005

Postado por ATI em 14/dez/2021