Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

LabDocências abre inscrições para atividades de formação em docência no ensino superior

O Laboratório de Formação em Docências (Labdocências) do Ensino Superior, vinculado à Diretoria de Inovação e Metodologias (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), está com inscrições abertas, até 14 de abril, para elaboração do Plano de Formação Contextualizado na Prática Docente. Serão oferecidas 45 vagas (30 para docentes e 15 para discentes da pós-graduação stricto sensu). Os interessados podem se inscrever nesse link.  

Os encontros serão presenciais ou on-line (síncronos), entre os selecionados e a equipe do Giz, e terão o objetivo de analisar os processos de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva investigativa da pesquisa sobre o ensino. Durante o acompanhamento personalizado, os participantes poderão escolher quais atividades ofertadas pelo Laboratório ajudarão nas suas inquietações, problemas, necessidades ou desafios em relação ao contexto da prática educativa.  

Os atendimentos acontecerão de 3 a 11 de maio, terão duração de 1h30 e são pré-requisito para participar tanto do Percurso Formativo em Docência do Ensino Superior (PFDES) quanto de atividades isoladas (oficinas e minicursos).

Abaixo seguem as oficinas e minicursos oferecidas no LabDocências:

Minicursos:

  • Metodologias ativas: solucionismos no ensino em tempos digitais?
  • Os sentidos da inovação na universidade pública
  • Educação e plataformas digitais: (des)conexões entre o ensinar e o aprender
  • Planejamento educacional como processo científico
    Oficinas:
  • Metodologias ativas: produções de sentidos na aprendizagem
  • Formação por competências no ensino de graduação: para quê, quem, e como?
  • Indicadores processo de ensino-aprendizagem
  • Mediação pedagógica em ambientes digitais
    As informações mais detalhadas sobre as atividades do Laboratório podem ser encontradas no site do Giz e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: percdocente@gmail.com   

Postado por ATI em 11/abr/2022