Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Seminários Interdisciplinares: perspectivas de classe, raça e gênero no Direito: entre narrativas e mitos

Home Seção “O Judiciário em perspectiva de gênero” Seção “Pacíficos? Cordiais? Conciliadores? Intérpretes sobre a identidade nacional, classe e raça”

No próximo dia 06 de dezembro, pesquisadoras e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais realizarão o evento “Seminários Interdisciplinares: perspectivas de classe, raça e gênero no Direito: entre narrativas e mitos”. A iniciativa resulta de esforços conjuntos de professor/as/ e alunas/os participantes das disciplinas “Pacíficos? Cordiais? Conciliadores? Mitos sobre identidade nacional e classe no pensamento social brasileiro” e “A mulher, o trabalho e a jurisprudência: uma análise do papel da mulher no mercado de trabalho a partir de casos concretos”, ambas ofertadas pelo PPGD/UFMG.

No ano que marca o bicentenário da independência do Brasil, a primeira edição do evento será dedicada à reflexão sobre a vida e a obra de Lélia Gonzalez, o racismo estrutural na academia, história e apagamentos, a formação da sociedade brasileira no pensamento de Caio Prado Júnior, os mitos sobre o direito do trabalho e os imaginários sobre a condição da mulher no sistema de justiça brasileiro.

Dentre as atividades previstas, destacamos a abertura das exposições “Pacíficos? Cordiais? Conciliadores? Intérpretes sobre a identidade nacional, classe e raça” e “O Judiciário em perspectiva de gênero”. Nelas, serão apresentados os produtos finais das disciplinas, por Ana Letícia Domingues Jacinto, Ana Maria Alves Machado,  Bárbara Deming Leão Brandão, Cristiane Carvalho Araujo, Dante Alexandre Ribeiro das Chagas, Déborah Maria Pedroso, Esdras Neemias Freitas Gavião, Gabriel da Silva Reis, Henrique Figueiredo Lima, Isabella Filgueiras Gomes, João Pedro Braga de Carvalho, Maria Carolina Costa Tocci, Marina Araújo Lavarini, Pedro Rocha Badó, Viviane Afonso de Araújo, Bruna Nogueira Teixeira, Natalia Queiroz Cabral, Larissa Mascotte Carvalhaes, Fernanda de Mendonça Mello, Maria Carolina Tocci, Cristiane dos Santos Silveira, Natalia Navarra e Tainá Couto Dias. Para ampliar o acesso e divulgação, disponibilizamos as artes gráficas em formato de pôsteres e os textos produzidos, que podem ser acessados pelas interessadas e pelos interessados, na sequência desta apresentação.

Agradecemos a todas e todos os envolvidos, que apresentaram suas pesquisas. Foram debatidos mitos – como o da outorga, da passividade do brasileiro e da democracia racial nas relações de trabalho -; agenciamentos discursivos no sistema de justiça e no espaço público, evidenciando o poder dos mitos como ideias que impactam no real; as intersecções de classe, raça e gênero e seus ocultamentos nas ideias-força que descrevem e normatizam o direito do trabalho, entre outros temas.

Agradecemos, por fim, aos membros do Projeto Enegrecer, pelo empenho solidário na participação da roda de conversa; ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, pelo apoio e subvenção ao evento; e ao Conservatório da UFMG, pela cessão do espaço e acolhimento.

Daniela Muradas

Livia Miraglia

Victor Boson

Postado por ATI em 01/dez/2022