Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Seção “Pacíficos? Cordiais? Conciliadores? Intérpretes sobre a identidade nacional, classe e raça”

Home Seção “O Judiciário em perspectiva de gênero” Seção “Pacíficos? Cordiais? Conciliadores? Intérpretes sobre a identidade nacional, classe e raça”

A cordialidade em Raízes do Brasil (João Pedro Braga de Carvalho)

Do “preconceito de não ter preconceito” ao despotismo burguês: Florestan Fernandes e a “democracia racial” (Pedro Rocha Badô)

Oliveira Viana – Direito do Trabalho e Democracia Social: O Problema da incorporação do Trabalhador no Estado (Cristiane Carvalho Andrade Araújo)

Teria sido o insolidarismo de Oliveira Viana, uma teoria de base para desenvolver o mito da outorga? (Viviane Afonso de Araújo)

Insolidarismo brasileiro e a questão sindical (Ana Letícia Domingues Jacinto)

O “Mito da Outorga” e a realidade deturpada: a histórica (e contemporânea) luta das empregadas domésticas por direitos trabalhistas no Brasil (Déborah Maria Pedroso)

Um país se faz com homens e mitos: análise comparativa da construção da identidade nacional em Casa Grande e Senzala e em textos literários (Bárbara Deming Leão Brandão)

Gilberto Freyre e o mito (Esdras Neemias Freitas Gavião)

O Brasileiro Cordial, o Mito da Democracia Racial e o Trabalho Escravo Doméstico: Raça, Gênero e Escravidão Contemporânea à Luz dos Mitos sobre Identidade Nacional (Isabella Filgueiras Gomes)

Da escravidão à subcidadania: Reflexões sobre o genocídio negro de Abdias Nascimento (Dante Alexandre Ribeiro das Chagas e Marina Araújo Reis Lavarini)

Postado por ATI em 07/dez/2022