Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Centro Cultural UFMG inaugura duas exposições nesta sexta-feira

Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música e Territórios populares ficam em cartaz até 9 de fevereiro

O Centro Cultural UFMG inaugura nesta sexta-feira, 17 de janeiro, às 19 horas, duas exposições nas galerias do segundo andar do edifício. Na Sala Ana Horta, a mostra Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música homenageia à história de vida da cantora, que ganhou o título de cidadão honorária de Belo Horizonte. Já a exposição Territórios Populares, exibe, na Sala Celso Renato de Lima, uma série de fotografias sobre o processo de investigação da região do centro expandido de Belo Horizonte.

Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música

Com curadoria de Fabrício Fernandino, a exposição é uma homenagem à trajetória singular da cantora, violonista, professora e artesã.

Nascida em Alagoas, em meio a uma família de músicos, Dona Jandira mudou-se para o vilarejo de Itatiaia, distrito de Ouro Branco, onde trabalhou com artesanato. Formada em Pedagogia, deu aula por muitos anos, até ser convidada a criar um coral infanto-juvenil. Foi então que, aos 66 anos, ela iniciou sua carreira musical.

Na mostra em cartaz até 9 de fevereiro, os visitantes poderão conferir fotografias, objetos pessoais, vídeos de apresentações musicais e peças de artesanato produzido por Dona Jandira.

Exposição “Dona Jandira: 81 anos de vida, poesia e música”

Abertura: 17 de janeiro de 2020 | às 19 horas

Visitação: até o dia 09/02/2020

Terças a sextas de 10h às 21h

Sábados e domingos de 10h às 18h

Sala Ana Horta

Entrada gratuita

Territórios Populares

Produzida pelo grupo Indisciplinar, da Escola de Arquitetura da UFMG, Territórios Populares é fruto de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas a partir do encontro com territórios do hipercentro expandido de BH. A exposição convida a adentrar, por meio da fotografia e de um jogo conceitual, os desdobramentos de narrativas sobre processos de disputas territoriais e resistências naquela região.

Entre os dias 17 de janeiro e 2 de fevereiro, acontecem ainda uma série de oficinas, na qual o público é convidado a realizar autorretratos com câmeras de celular, a desenharem cartografias imaginárias da cidade, e desenhos sobre fotos. A ação é uma parceria com o Verão Arte Contemporânea. “Estamos utilizando da criação artística como ferramenta para gerar coletivamente estas outras possibilidades de figurações de narrativas em cada território. A esfera da comunicação via arte permite criar um espaço distinto de sensibilização, pois gera a troca e criação de imaginários entre territórios populares, oficineiros, pesquisadores e público”, afirmam as curadoras Marcela Silviano Brandão Lopes, Natacha Rena e Patrícia Azevedo.

Exposição “Territórios Populares”

Abertura: 17 de janeiro de 2020 | às 19 horas

Visitação: até o dia 09/02/2020

Terças a sextas de 10h às 21h

Sábados e domingos de 10h às 18h

Sala Celso Renato de Lima

Entrada gratuita

Postado por ATI em 17/jan/2020