ENSINO DE DIREITO - METODOLOGIA DO SEMINÁRIO NA FACULDADE DE DIREITO DA UFMG, A PARTIR DE 1951

Autores

  • Washington Peluso Albino de Souza

Resumo

O número anterior desta Revista introduziu o título ENSINO DE DIREITO, pelo qual eram aberta as suas páginas ao documentário sobre o delicado problema, levado a efeito nas Faculdades que desejam utilizar-se desse meio de comunicação, trocando Informações e oferecendo sugestões.

Apresentamos, nesta edição, a experiência do ensino em seminário permanente, levada a efeito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, a partir do ano de 1951, com a publicação do livro Equilíbrio Econômico, em 1952, oferecendo a peculiaridade desta obra ter sido produzida por toda a turma do Primeiro Ano do Curso de Bacharelado, dividida em equipes para a pesquisa sobre a temática proposta.

Os seminários anteriores, realizados pelo mesmo sistema, versavam sobre os temas: Da predominância do fato econômico sobre o fato jurídico e Fato econômico e fato social.

Além deste tipo de trabalho, também foi instituído o sistema de visitas a Instituições, como a Fábrica de Papel Cruzeiro (1951) e a Mina de Ouro de Morro Velho (1952).

Os resultados podem ser medidos pelo elevado nível de participantes que se destacaram como professores, membros do judiciário e advogados de alta competência.

Downloads

Edição

Seção

Memória Histórica