RESENHA DO LIVRO UMA BREVE HISTÓRIA DA TEORIA DO DIREITO OCIDENTAL, DE JOHN MAURICE KELLY - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2015v66p663

Autores

  • Christina Vilaça Brina
  • Dayse Starling Lima Castro
  • Linara Oeiras Assunção
  • Marcelo Paes Ferreira da Silva

Resumo

KELLY, John Maurice. Uma Breve História da Teoria do Direito Ocidental. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

A obra “Uma Breve História da Teoria do Direito Ocidental” de John Maurice Kelly apresenta um guia prático para a história dos principais temas da teoria do direito na civilização ocidental, começando pelos gregos até os dias atuais. A abordagem difere da de outros autores da common law, normalmente concentrados na teoria do direito contemporânea e em doutrinas jus filosóficas mais recentes.

Kelly defende a necessidade de conhecer o passado, das raízes remotas e dos padrões de crescimento de nosso mundo e das ideias que o governam, para que o estudante possa ser um adulto educado e um cidadão de seu país. Para ele cabe à ciência jurídica dar-lhes fundamento humano para a profissão que seguirão para o resto da vida, não se limitando os cursos jurídicos a uma espécie de atletismo mental e moral, suando em volta da pista de corrida da análise linguística de meados do século XX e dos assuntos políticos do final do século XX.

O autor frequentou a Universidade College Dublin entre 1949 e 1954. Realizou estudos de pós-graduação na Universidade de Heidelberg de 1954 a 1956 e sua tese foi publicada em 1957 como Princeps Iudex. Já no início de 1960 tinha uma posição como um don no Trinity College, em Oxford. Foi por muitos anos professor de Direito Constitucional, Direito Romano e de Direito na University College Dublin. Foi autor da obra padrão sobre a Constituição da Irlanda, a qual foi publicada após sua morte. Ocupou vários cargos importantes na Administração Pública da Irlanda e lá desenvolveu uma carreira política.

 

Downloads

Publicado

2015-09-15

Edição

Seção

Resenhas