A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: A PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO DA UFMG DE 2016 - 10.12818/P.0304-2340.2017v70p669

Autores

  • Marcella Furtado de Magalhães Gomes
  • Maria Tereza Fonseca Dias
  • Rubia Carneiro Neves

Resumo

Este trabalho relata e discute a proposta de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Direito da UFMG apresentada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e analisada, em 2016, pela comunidade acadêmica. Utilizou-se a metodologia descritiva, analítica e propositiva, a partir do estudo de fontes bibliográficas, dados empíricos e fontes documentais. A reformulação do PPC promoveu amplo e aberto debate entre docentes, discentes e técnicos administrativos da Faculdade, a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação do bacharel em Direito e das noções teóricas da pedagogia da emancipação e formação para a autonomia. Analisado o material pesquisado, concluiu-se que, em que pese bem estruturada e apta à reformulação do curso de Direito da UFMG, a proposta precisará ser melhor debatida pela comunidade acadêmica e reformulada à luz das necessidades que emergiram de sua discussão inicial.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Memória Histórica