A PRESENÇA DA IMAGINAÇÃO NA HERMENÊUTICA: UM ENCONTRO ENTRE IMMANUEL KANT E PAUL RICOEUR - DOI: 10.12818/P.0304-2340.2019v75p263

Autores

  • Jaci Rene Costa Garcia UFN

Resumo

A presente investigação pretende realizar uma aproximação entre Kant e Ricoeur tendo como ponto de orientação o papel da imaginação nos dois filósofos, restando delimitada na Crítica da Faculdade de Julgar (KU) e na Metáfora Viva. Identifica-se que na terceira crítica a imaginação não se encontra estritamente a serviço do entendimento na realização das sínteses a priori, encontrando-se mais livre e exercendo uma função interpretativa e orientadora. Nessa perspectiva, a pesquisa propõe a aproximação com a função hermenêutica da imaginação em Ricoeur. A metáfora é um nó górdio na filosofia de Ricoeur, quando a imaginação lida com a diferença e a identidade no discurso figurado, abrindo uma pluralidade de interpretações importantes às compreensões do ser, ou seja, de um universo aberto de possibilidades. Assim posta à questão, rompe-se com a determinação do conceito e a subjetividade passa a ser plural, polifônica, desconhecendo uma causalidade tal que pudesse estabelecer univocidades. Tal abertura se encontra na metáfora viva de Ricoeur. De forma análoga, na terceira crítica a imaginação toma a frente do entendimento e entra num jogo com a sensibilidade sem a mediação conceitual, num momento em que a subjetividade parece não encontrar limites. Como recolocar nos trilhos a imaginação em Kant e em Ricoeur? Surge a necessidade da alteridade produtora de um espaço intersubjetivo, tornando-se uma instância acolhedora das produções e capaz de compreender as manifestações. A arte, produzida a partir de uma imaginação livre, tem a capacidade de produzir sentimentos que falam de forma direta. A partilha dos sentimentos em face das produções da imaginação pode ser aferida em comunidade, a partir de uma razão comunitária (ou de um sensus communis) apta a gerar um locus privilegiado aos processos de compreensão. 

Referências

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.

CASTRO, Maria Gabriela Azevedo. Imaginação em Paul Ricoeur. Lisboa, Instituto

Piaget, 2002.

CONILL SANCHO, Jesús. Ética hermenéutica: crítica desde la facticidad. Madrid: Editorial Tecnos, 2010.

DOSSE, François. Paul Ricoeur: um filósofo em seu século. Trad.: Eduardo Lessa Peixoto de Azevedo. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2017.

FRICKE, Christel. Esquematizar sem conceitos: a teoria kantiana da reflexão estética. Tradução de Pedro Paulo Pimenta Cadernos de Filosofia Alemã 7, P. 5-14, 2001

HENRIQUES, Fernanda. Paul Ricoeur leitor e herdeiro de Kant. Revista Portuguesa de Filosofia, Vol 61, Fasc. 2, 2005, p. 593-607.

______________. O papel de Kant na intertextualidade de Paul Ricoeur: dois exemplos. Texto publicado nas Atas do Colóquio Internacional em Homenagem a Kant. Universidade de Lisboa/Universidade de Évora, 2006.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. 2. ed. Tradução de Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Tradução do original alemão intitulado Kritik Der Reinen Vernunft baseada na edição crítica de Raymund Schmidt, confrontada com a edição da Academia de Berlim e com a edição de Ernst Cassirer. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

MAKKREEL, Rudolf A. Imagination and interpretation in Kant: the hermeneutical import of the Critique of judgment. Chicago: Chicago Press, 1994.

MAKKREEL, Rudolf A. Orientation and judgment in hermeneutics. Chicago: Chicago Press, 2015.

MENDONÇA, Margarida Maria Seabra Prado. O direito na arquitetônica da razão pura: uma tentativa de fundamentação. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2007

RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Trad. António M. Magalhães. Portugal, RÈS Editora, 1983.

______________. La métaphore vive. Paris, Éditions du Seuil, 1975.

______________. Le conflit des interprétations. Paris, Seuil, 1969.

______________. Arts, langage et herméneutique esthétique. Entrevista com Paul Ricœur, realizada por Jean-Marie Brohm e Magali Uhl. Disponível em: <http://www.philagora.net/philo-fac/ricoeur.php>. Acesso em: 10 de Set. 2017.

______________. “Kant et Husserl”, in A l’école de la phénoménologie. Paris, Vrin, 1986, pp. 227-250.

______________. Cinco Lições: Da Linguagem à Imagem. Trad.: Vinicius Oliveira Sanfelice. Sapere Aude - Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 13-36, dez. 2013. ISSN 2177-6342. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/6426>. Acesso em: 27 Set. 2017.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo, Saraiva, 2002.

ROHDEN, Valerio. A função transcendental do Gemüt na Crítica da razão pura. Kriterion, Belo Horizonte, v. 50, n. 119, p. 7-22, jun. 2009. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2009000100001>. Acesso em: 23 set. 2017.

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2002.

SCHMIDT, Dennis J. On German and other Greeks: tragedy and ethical life. Indianapolis: Indiana University Press, 2001.

TAYLOR, George H. Ricoeur’s Philosophy of Imagination. Journal of French Philosophy, Volume 16, Numbers 1 and 2, Spring-Fall, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos