Informações e Orientações sobre o retorno das atividades em regime exclusivo de ensino remoto emergencial na Faculdade de Direito da UFMG.
Orientações aos Discentes

Cartilha com orientações sobre o retorno das aulas
Orientações sobre a Biblioteca
Relatório da Comissão

Registro e matrícula de calouros durante a pandemia

– Calouros selecionados pelo Sisu que precisam se submeter aos processos de verificação de sua condição de deficiência e de heteroidentificação para efetuarem registro acadêmico e matrícula na UFMG poderão comparecer presencialmente na próxima chamada (27 a 30 de julho) ou se registrar no período letivo imediatamente posterior em que haja oferta dos cursos para os quais foram classificados. Saiba mais no site Sisu UFMG.

Graduação: retorno remoto a partir de 3 de agosto

– Substituição temporária das aulas presenciais de atividades acadêmicas curriculares teóricas, práticas ou teórico-práticas dos cursos de graduação da UFMG, em caráter excepcional, por atividades remotas durante período de pandemia da doença Covid-19.

– As atividades acadêmicas presenciais de ensino de graduação permanecem suspensas e só poderão ser retomadas gradualmente, quando possível, conforme diretrizes da Câmara de Graduação, e observando-se os direcionamentos da Administração Central e das autoridades sanitárias quanto a medidas de prevenção e segurança.

– Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 10 de julho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

– Leia a Resolução 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de graduação.

– Acesse o Calendário Acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Pós-graduação: retorno remoto em 1º de julho

– A adesão às atividades acadêmicas remotas emergenciais não é obrigatória, devendo ser aprovada pelos respectivos colegiados dos cursos de pós-graduação stricto sensu lato sensu, com a anuência docente e discente.

– A execução das aulas, seminários e outras atividades didáticas darse-á nos ambientes institucionais de aprendizagem, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas.

– Será facultado a todos os discentes matriculados nos cursos de pós-graduação no primeiro semestre de 2020 o direito de realizar ajuste de matrícula, inscrevendo-se em disciplinas que vierem a ser ofertadas ou cancelando a participação em disciplinas a qualquer momento, caso não consigam dar continuidade às disciplinas e ao curso durante o período emergencial de pandemia da Covid-19.

– As defesas de dissertações de mestrado, teses de doutorado, exames de qualificação e trabalhos de conclusão serão realizadas de forma remota, com a presença virtual da banca.

– Os cursos realizarão processos seletivos exclusivamente de forma remota.

– Leia a reportagem publicada no Portal da UFMG em 26 de junho sobre as diretrizes para a retomada das atividades em regime remoto emergencial.

– Leia a Resolução 01/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que dispõe sobre o planejamento e a execução de atividades acadêmicas de forma remota emergencial nos cursos de pós-graduação.

Demais informações acadêmicas:

• As aulas presenciais dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão estão suspensas, por tempo indeterminado, conforme Portaria nº 1819/2020.

• Registro e matrícula nos cursos de graduação e de pós-graduação para os dois períodos letivos de 2020, trancamentos parcial e total de matrícula dos cursos de graduação e de pós-graduação para o primeiro período, aproveitamento de estudos em atividades acadêmicas curriculares na graduação e reformulação de plano de estudos dos cursos de graduação para o segundo período deste ano são alguns dos procedimentos que tiveram suas datas-limite ou períodos adiados por tempo indeterminado pela UFMG, segundo Ofício Circular 06/2020.

• As bolsas para estudantes de graduação, extensão e pesquisa serão mantidas e os planos de trabalhos deverão ser revistos para contemplar as atividades a distância.

• Para as atividades presenciais de iniciação científica e extensão que não podem ser suspensas, devem ser propostas escalas que possibilitem as medidas de distanciamento social (espaços arejados, amplos, com poucas pessoas, com álcool em gel disponível).

• Bancas de defesa de mestrado, doutorado deverão ser mantidas e realizadas com uso de videoconferência e sem participação de público.

• As atividades das residências médica, multiprofissional e veterinária estão mantidas.

• A participação em programas de mobilidade nacional dos discentes vinculados à UFMG e daqueles provenientes de outras IFES está suspensa por tempo indeterminado. Os estudantes serão assistidos pela Universidade – nos limites de sua capacidade institucional e material – e deverão avaliar criteriosamente a viabilidade do seu retorno para o estado de origem.

• Os cursos de extensão pagos, com previsão para acontecerem presencialmente, não deverão ser ofertados de forma a distância, considerando que as condições de oferta e acesso a todos os cursistas não se dá da mesma maneira e nem sempre é possível garantir a qualidade do ensino ofertado. Nenhum cursista poderá ser prejudicado pela mudança da modalidade de oferta.

• O Setor de Revalidação de Diplomas de Graduação realizará atendimento aos interessados apenas de forma remota. Os requerentes que necessitem buscar documentos deverão efetuar agendamento prévio pelo endereço revalidacao@prograd.ufmg.br.

• Orientações específicas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) aqui e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) aqui.

Fonte: https://ufmg.br/coronavirus
Informações atualizadas em 14/07/2020.