– EDITAL DE SELEÇÃO 2022 – INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC-CNPQ-UFMG – Orientação: Prof. Dr. Fabrício B. Pasquot Polido – Prazos prorrogados

O Professor Associado Fabrício Bertini Pasquot Polido, do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito (DIT), torna público o presente EDITAL para PROCESSO SELETIVO DISCENTE para preenchimento de vagas de orientação acadêmica para o ano 2022/2023, sendo:

– 2 (vagas) de bolsista de Iniciação Científica nas modalidades PIBIC/CNPQ e Probic/FAPEMIG
– 2(duas) vagas de iniciação científica voluntária

Os candidatos selecionados, sob a orientação do docente, serão integrados às atividades de projetos de pesquisa do Departamento e PPGD (‘Cultura, Direito Comparado e os Desafios do Direito Internacional na Ordem Global’ e ‘Content governance, digital constitutionalism and jurisdictional dialogues’), Grupo de Estudos Internacionais em Propriedade Intelectual, Internet e Inovação -GNet e Centro de Estudos Jurídicos e Trasnancionais e Comparados da UFMG.

O candidato/a selecionado/a estará vinculado às regras dos Editais PRPQ 04-2022 e PRPQ 02-2022, da Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, com vigência de bolsa a ser implementada a partir de 01 de agosto de 2022.

I. Requisitos para candidatura e prazo. Candidaturas deverão ser apresentadas via formulário em https://forms.gle/o6WF3yt4VMVCsk8JA
contendo:

(i) nome completo de discente, que deve estar regularmente matriculado entre os 3o e 7o períodos dos cursos de Direito, Ciências do Estado e Relações Econômicas Internacionais; (ii) número de matrícula UFMG; (iii) indicações sobre conhecimento em língua inglesa; (iv) domínio de ferramentas de informática, como word, power point, edição de textos e material gráfico, (v) breve texto com exposição de motivos pelos quais gostaria de empreender atividades de iniciação científica nos projetos em epígrafe; (vi) currículo (c/v) resumido (pdf); (vii) ter registro válido e atualizado na plataforma Lattes/CNPq e na plataforma Fomento da PRPQ UFMG. A(http://socrates.prpq.ufmg.br/usuarios/login).

Prazo de inscrições com prorrogação: 07 de junho a 18 de julho de 2022.

II. Fases da Seleção. A seleção será composta de três fases, sendo uma de caráter eliminatório, consistente em: (i) análise do currículo; e (ii) análise de carta de motivos apresentados para a candidatura; e outra de caráter classificatório, consistente em (iii) entrevista do candidato nas modalidades presencial e/ou por videoconferência.

III. Critérios de SeleçãoOs seguintes critérios serão levados em consideração na análise geral das candidaturas concernentes à presente convocatória: (i) aderência do perfil do candidato aos projetos; (ii) desempenho acadêmico geral; (iii) experiência prévia e/ou atuação em grupos de estudos e atividades de extensão no âmbito da UFMG; (iv) motivação para organização de e participação em eventos e projetos científicos; (v) intercâmbio no exterior; (v) engajamento social e serviços à comunidade; (vi) conhecimento em informática,  ferramentas de internet e habilidades para elaboração de relatórios e apresentações; (vii) política de promoção de igualdade e diversidade para a seleção de mulheres, pessoas autodeclaradas no momento da inscrição como negras ou pardas, integrantes da comunidade LGBTQIA e as portadoras de necessidades especiais.

IV. Calendário de entrevistas. As novas datas para entrevistas serão estabelecidas para o seguinte período: 19 a 20 de julho de 2022

V. Resultados. O resultado da seleção para fase classificatória será divulgado no até dia 21 de julho de 2022, e posterior chamada dos candidatos para entrevistas. O resultado final do processo seletivo será divulgado até dia 25 de julho de 2022 (segunda-feira).

O candidato/a selecionado/a estará submetido a celebração de termo de compromisso de bolsista e demais regras do Edital.

Atividades de iniciação científica, no percurso do ensino superior, são uma das mais importantes etapas para formação intelectual do aluno. Elas geram benefícios a serem seguramente colhidos em qualquer futura e promissora carreira profissional.

Assim, participem da Seleção!

Belo Horizonte, 05 de julho de 2022.

EDITAL Nº 1/2021 – INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC-CNPQ-UFMG

Postado por ATI em 08/jul/2022