Divulgação – Ciclo IEAT 25 anos: Grande Conferência AWAY, Sons, Antropologia, Movimentos com Jean-Michel Beaudet, professor emérito da Universidade Paris Nanterre

Grande Conferência AWAY, Sons, Antropologia, Movimentos
Catedrático: Jean-Michel Beaudet – Professor emérito da Universidade Paris Nanterre
Data: 07 de maio – 14 horas
Local: Auditório A104 – CAD2 da UFMG

Resumo: Pioneiro na Etnomusicologia Ameríndia e na Etnologia da Dança, Jean-Michel Beaudet toma como ponto de partida o caso de um chocalho, instrumento tão difundido entre as culturas indígenas da América do Sul Tropical. Away, entre os Wayãpi, é um chocalho de fieira, ao mesmo tempo um adorno da dança e um instrumento musical, que carrega consigo um gesto musical fundador, um distintivo do status do “Mestre Cerimonial”, que entre os povos indígenas Wayãpi é reservado para aqueles capazes de liderar as grandes danças, que mesclam sons e movimentos, os yemi’aya. “Trata-se de um lembrar, um lembrar repetido de que a música, os instrumentos musicais e a organização cultural de sons e movimentos vêm de outro lugar. Hoje, enfim, uma afirmação dos corpos na terra, a criação e recriação de um espaço social contemporâneo.” – destaca. Começando com a descrição de um instrumento musical muito comum nas Terras Baixas da America do Sul, a conferência mostrará como o entrelaçamento de som e movimento pode gerar os significados e as eficiências que são a base de uma civilização.

Haverá emissão de certificados de participação. Inscrições: https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/atividades/e/265/ciclo-ieat-25-anos

Postado por ATI em 25/abr/2024