Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

DIVULGAÇÃO: IV Jornada de Pesquisa e VII Seminário Bienal da Associação Serras de Minas – Argumentos Consequencialistas no Raciocínio Jurídico e na Teoria do Direito

Há boas razões para voltar nossas atenções aos argumentos consequencialistas no direito. Eles estão em toda parte: nas decisões judiciais que ponderam entre riscos coletivos e liberdades individuais; nos pareceres que justificam políticas públicas com base em previsões de eficiência ou redução de danos; nas controvérsias constitucionais sobre direitos, onde se afirma que certas garantias devem ceder em nome de “resultados sociais desejáveis”.

No Brasil (e não apenas aqui), o raciocínio consequencialista ganha destaque em temas sensíveis como segurança pública, decisões ambientais, controle de fake news e enfrentamento à crise climática. Mas quais são os limites desse tipo de argumentação? Em que medida a consideração das consequências pode ou deve orientar a aplicação do direito? Há algo que se perde quando argumentos consequencialistas ocupam o centro da prática jurídica? Ou seriam eles, ao contrário, uma forma de responsabilidade institucional frente à complexidade da vida social?

Longe de ser apenas uma teoria abstrata, o consequencialismo envolve compromissos profundos com visões sobre autoridade, liberdade e o papel do Estado. No limite, rejeitar ou aceitar o consequencialismo pode significar rejeitar ou aceitar formas específicas de organização jurídica e política.

Essas são algumas das questões que nortearão o VII Seminário Bienal da Serras de Minas, que ocorrerá na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2025.

Desde já, convidamos todas e todos que irão submeter resumos expandidos para a IV Jornada de Pesquisa para participar também de nosso VII Seminário Científico. As palestras também podem ser conferidas em nosso site, bem como nos documentos anexos.

Considere se associar para continuar apoiando as nossas atividades
 
Sabemos que a realização de eventos demanda mais recursos do que é possível arrecadar com anuidades. Mas a Serras de Minas é mais do que um cálculo financeiro: é uma rede de apoio e um espaço para o fortalecimento da pesquisa em Teoria da Justiça e do Direito, conectando pesquisadores de diferentes centros acadêmicos do país e os integrando em uma única comunidade. Ser membro significa não apenas valorizar a produção acadêmica, mas também contribuir ativamente para seu desenvolvimento.
 
Junte-se a nós!
 
Formulário de associação: https://forms.gle/atjTk7arDLFxdfJw8

 

 

Postado por ATI em 21/maio/2025