Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Chamada para Trabalhos – 3º Seminário ‘Os Desafios do Direito Internacional Privado na Sociedade Contemporânea’ – Jurisdição e Acesso à Justiça Global entre Novas Tecnologias e o Lado Humano da Inteligência Artificial – 4 a 6 de novembro de 2026 – Belo Horizonte

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD-UFMG) e o Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica (PPGIT- UFMG) da Universidade Federal de Minas Gerais tornam pública a chamada para submissão de trabalhos ao 3º Seminário Internacional “Os Desafios do Direito Internacional Privado na Sociedade Contemporânea”, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de novembro de 2026, na Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte/MG.

A edição de 2026 terá como tema central “Jurisdição e Acesso à Justiça Global entre Novas Tecnologias e o Lado Humano da Inteligência Artificial”, com o objetivo de fomentar o debate científico interdisciplinar sobre os impactos das tecnologias emergentes e da inteligência artificial sobre os fundamentos do Direito Internacional Privado, os sistemas jurídicos domésticos e regionais e os mecanismos de cooperação jurídica internacional.

O Seminário é iniciativa articulada por instituições acadêmicas, grupos e redes de pesquisa consolidados no Brasil e no exterior, com destaque para o Grupo de Pesquisa “Direito Internacional Privado no Brasil e Foros Internacionais” (DGP/CNPq), a Rede Latinoamericana de Pesquisa em Direito Processual Civil Internacional, o Fórum Nacional de Pesquisa em Direito & Inteligência Artificial, o Projeto ‘As Tecnologias Digitais como Ferramenta da Cooperação Jurídica Internacional, Direito Internacional Privado e Direito Comparado’(Demanda Universal – CNPq)e a participação de membros da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP).

Entre as instituições parceiras e redes acadêmicas vinculadas ao evento, destacam-se: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP), Unesp, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unisinos, Unipampa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Valência, Universidade do Minho, Universidade de Edimburgo, Universidade Nacional de Cingapura, Universidade Externado da Colômbia, CIDE/México, Universidade do Litoral e Universidade de Buenos Aires (UBA), entre outras.

Na UFMG, o Seminário contará ainda com a interação institucional de grupos e iniciativas como a Cátedra PhiloTech – Filosofia da Tecnologia e Direito Digital, Centro de Estudos Jurídicos Transnacionais e Comparados, o Programa de Extensão LADTech – Direito e Tecnologias, a Clínica de Práticas e Pesquisa em Direito e Novas Tecnologias (GNEt), o INCT em Inteligência Artificial e Cibersegurança e o Centro de Excelência Jean Monnet/UFMG.

Serão aceitas submissões nas modalidades artigo científico e resumo expandido, em português, espanhol ou inglês, para apresentação nos Grupos de Trabalho do evento. Os eixos temáticos são os seguintes:

  • GT1 – O Lado Humano da IA, Tribunais Domésticos e o Direito Internacional Privado
  • GT2 – Fundamentos do DIP e Digitalização
  • GT3 – Grandes Litígios Transfronteiriços em Dados, Tecnologias e Inteligência Artificial
  • GT4 – Cooperação Jurídica Internacional, Digitalização e IA
  • GT5 – IA e Acesso à Justiça em Escala Global

O prazo final para submissão de trabalhos é 10 de setembro de 2026, até as 23h59 (horário de Brasília), por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/r7BPd4s4FDds8nTq5. A divulgação dos resultados ocorrerá até 30 de setembro de 2026.

O edital completo, com regras de submissão, critérios de avaliação, cronograma e informações sobre apresentação nos GTs, também disponível para consulta nos canais institucionais do evento ou no link: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1KPmpvq0P4SWQKh246jZP2lfqMu4PAAhn

Eventuais questões e dúvidas relacionadas ao evento poderão ser encaminhadas para o canal: rdip.ufmg@gmail.com.

Postado por ATI em 10/jul/2026