CURSO DE EXTENSÃO DIREITO E LITERATURA

INSCRIÇÕES: Até 31/07/2020 – http://conveniar.fepmvz.com.br/eventos/

Obs.: É imprescindível o fornecimento do e-mail e do telefone (preferencialmente, o celular) no ato da inscriçãoSomente assim o aluno receberá o link/código de acesso às reuniões online e as informações atualizadas sobre os encontros.

INVESTIMENTO: R$390,00 à vista OU

R$234,00 – 1ª parcela (ato da inscrição)

R$156,00 – 2ª parcela (30 dias após a 1ª parcela)

Obs. 1: Os cursos sofreram, excepcionalmente, uma redução em seu valor, quando comparado ao montante inicialmente indicado, em razão da mudança de modalidade (presencial para online) exigida pelas restrições impostas pela COVID-19.

Obs. 2: Os alunos que quiserem se inscrever nos 2 cursos ofertados farão jus a um desconto de 15% no valor de cada inscrição, perfazendo um total de R$331,50 (cada). Para tanto, os interessados deverão se inscrever em cada um dos cursos ofertados, separadamente. Após a efetivação das inscrições, será gerado, automaticamente, um boleto para cada curso, com o valor integral. Esses boletos, gerados automaticamente, não deverão ser pagos pelos alunosAssim que concluírem as duas inscrições, os interessados deverão enviar um e-mail para ihtaj.institutodehermeneutica@gmail.com, solicitando o desconto. Após essa etapa, os boletos serão atualizados para esses alunos com o devido abatimento. Somente então os títulos deverão ser quitados.

Obs. 3: Alunos FUMP e servidores da UFMG têm, em conjunto, direito a 5 vagas gratuitas em cada curso, desde que preencham os requisitos exigidos pelas normas da UFMG. Pedimos aos interessados que entrem em contato com a Cláudia, do Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPE), da Faculdade de Direito da UFMG, mediante os seguintes endereços eletrônicos: niepe@direito.ufmg.br claudiamp@ufmg.br.

EVENTUAIS DESISTÊNCIAS:

Se formalizadas até 15 dias antes do início do curso (22/07/2020): ensejarão o ressarcimento integral do montante já pago, à vista ou parcelado.

Se formalizadas entre os dias 23/07/2020 e 06/08/2020: ensejarão o ressarcimento de 50% do montante já pago, à vista ou parcelado.

A partir do dia 07/08/2020 (início dos cursos): as desistências, em hipótese alguma, ensejarão ressarcimento.

ENCONTROS ONLINE:

Os cursos serão realizados por videoconferências, mediante plataforma digital adequada (possivelmente, Google Meeting).

Os alunos inscritos/pagantes receberão, por e-mail, o link/código de acesso às reuniões online, a se realizarem nas datas previamente agendadas. Para tanto, é imprescindível que o aluno forneça o seu e-mail no ato da inscrição.

link/código de acesso às reuniões online não deverá ser compartilhado com terceiros.

Só serão admitidos nas reuniões os alunos que estiverem com o(s) pagamento(s) em dia.

CERTIFICAÇÃO30 horas, condicionada a uma frequência/participação mínima de 70% no curso (o equivalente a 6 aulas).

FREQUÊNCIA: Será apurada pelo administrador (host) da reunião, membro da Comissão Organizadora

DÚVIDAS: ihtaj.institutodehermenutica@gmail.com

DIREITO E LITERATURA

MÓDULO I

O direito em divórcio com a justiça: Franz Kafka e a certeza a priori da condenação como essência do mundo contemporâneo

PARTE I – 07/08/2020 – 9h às 11h

PARTE II (Continuação) – 21/08/2020 – 9h às 11h

MÓDULO II

O direito em tempos de indigência: concepções de Fiódor Dostoiévski sobre o problema da medida da ação, a morte de Deus, o crime sem castigo, o ressentimento e a superação do ressentimento

PARTE I – 04/09/2020 – 9h às 11h

PARTE II (Continuação) – 18/09/2020 – 9h às 11h

MÓDULO III

O sol é para todos: Harper Lee e as noções de direito e exceção, justiça e retórica, igualdade entre os homens (em meio à experiência daqueles que são mais ou menos iguais), justiça e tribunais e o dilema do agir.

PARTE I – 02/10/2020 – 9h às 11h

PARTE II (Continuação) – 16/10/2020 – 9h às 11h

MODULO IV

Dos dramas do julgar em meio às vicissitudes da vida: concepções de Ian McEwan sobre direito e religião, direito e situações limite e direito e existência em A balada de Adam Henry.

PARTE I – 30/10/2020 – 9h às 11h

PARTE II (Continuação) –13/11/2020 – 9h às 11h