Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Lançamento do Livro de Poemas “ESTUPIDEZ”, do Professor Andityas Matos

No próximo sábado acontece, em Belo Horizonte, o lançamento do livro “Estupidez”, de Andityas Matos (@poesiaandityas). Venha tomar um vinho conosco!
“Estupidez” é o quarto e último livro de poesia da série “Descantos d’escárnio e maldizer”, escritos por Andityas Matos entre 2019 e 2022, que inclui os poemários “Deus está dirigindo bêbado e nós estamos presos no porta-malas” (Urutau, 2019), “Poemas para a noite dos mortos-vivos” (Urutau, 2020) e “Poemas póstumos: fantasias para rapazes e moças durante o genocídio” (Kotter, 2021). Os quatro livros, que podem ser lidos independentemente uns dos outros, refletem sobre a imbecilidade e a boçalidade que se tornaram o ambiente “normal” no Brasil dos últimos anos, vendo na poesia não uma arma de combate ou uma solução milagrosa, e sim uma rota de fuga, um escape subterrâneo, uma aposta no êxodo.
Em “Estupidez”,  o autor se afasta das literatices e das escolinhas de Letras e se concentra na “coisidade” da palavra para nela encontrar um humor e um nonsense que não se confundem com a suposta “realidade”, mas a problematizam, tornando-a sujeita à dúvida, à crítica, ao riso corrosivo. Como nos outros livros da série, os poderes políticos e jurídico são expostos em suas mediocridades existenciais. As gozações que a poesia de Andityas Matos maneja contra as forças que sustentam o poder e seus ilegalismos têm a duvidosa honra de se juntar a uma longa tradição em que o sarcasmo, a ironia e a provocação pura e simples nos lembram que o deboche é libertador. Assim, o poeta mineiro se inscreve em uma linhagem que vai do romano Juvenal ao catalão Joan Brossa, das russas Akhmátova e Tzvietáieva aos nossos Gregório, Drummond e Piva, vendo na palavra e em sua incandescente materialidade a força sempre viva do NÃO!
LANÇAMENTO
“Estupidez”, de Andityas Matos
Sábado, 23 de março, a partir das 16h
Mama/Cadela (@mama_cadela)
rua Pouso Alegre, 2048 – Santa Tereza. BH | MG

Postado por ATI em 19/mar/2024