Disputa na Áustria: Alunos da Faculdade de Direito da UFMG arrecadam dinheiro e treinam para participar de competição de arbitragem internacional

Seis alunos da Faculdade de Direito da UFMG, ligados ao Grupo de Estudos em Arbitragem e Contratos Internacionais (GACI), estão às voltas com campanha de arrecadação de recursos para participar da Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), em Viena, na Áustria, de 11 a 18 de abril. Eles correm atrás também de patrocínio e treinam para a maior competição internacional de arbitragem todos os dias, uma espécie de Copa do Mundo.

São 378 equipes, divididas de duas em duas nos júris simulados, em quatro rodadas eliminatórias. Destas, 64 são classificadas para os embates, que vão se reduzindo pela metade até chegar ao vencedor. “São muitos dias, com orçamento de R$ 51 mil para  seis pessoas. Por isso, precisamos de ajuda financeira”, diz a aluna Maria Clara Barros Mota. Ela lembra que, em novembro do ano passado, venderam bombons na faculdade e arrecadaram R$ 3 mil.

Era preciso buscar mais ajuda e fazer a campanha. Conseguiram até o momento patrocínio de Grebler Advogados, Pedro Martini, Vilas Boas Lopes Frattati Advogados, Sacha Calmon Misabel Derzi – Consultores e Advogados, professora Mônica Sette Lopes, Pinheiro Mourão Raso e Araújo Filho Advogados. Maria Clara diz que a UFMG já chegou na 32ª, o melhor resultado da instituição. “Estamos nos esforçando para obter bons resultados.”

Além de Maria Clara, vão representar a UFMG na competição os estudantes Krícia Pires Coelho, Alessandro Eloy, Bruna Pirfo Fontes, Eleonora Mendes e Marcelo Lobato Boson, coordenados pelo professor Christian Sahb Lopes. O coach é Bernardo de Mattos Cabral, do escritório Grebler Advogados.

“Tem a competição e eventos paralelos em escritórios de advocacia”, explica o professor Christian Sahb Lopes. A equipe participa de cinco desses eventos, que ocorrem em diversas regiões do país. Segundo  ele, as controvérsias em Viena vão girar em torno da aplicação da Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias, ratificada pelo Brasil em 2013 e que entrou em vigor no país no ano seguinte.

Para contribuir com a campanha e viabilizar a participação dos estudantes na Vis Moot, em Viena, na Áustria, de 11 a 18 de abril, os interessados podem acessar o link

https://www.catarse. me/ufmgvismoot2019?ref=project_link

SERVIÇO:

Campanha de arrecadação para viabilizar a participação dos estudantes na Vis Moot, em Viena, na Áustria

Quando: até às 23h59 do dia 13 de março

Como participar: acessar o link

Legenda: Bruna Pirfo Fontes, Krícia Pires, Maria Clara Barros Mota, Alessandro Eloy Soares
Crédito: Pré Moot CAM CCBC

Postado por ATI em 17/jun/2019