Diretor da Faculdade de Direito da UFMG fala sobre Mendes Pimentel

Acontecerá. na próxima segunda-feira (9), às 19h, no Auditório da Reitoria, a entrega da Medalha Reitor Mendes Pimentel 2019, em comemoração aos 92 anos da UFMG e do 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Instituída em 2007, a Medalha Reitor Mendes Pimentel foi concebida para homenagear instituições, personalidades ou servidores que se destacaram pela relevância de sua contribuição à UFMG, e é cedida periodicamente. O nome é uma homenagem ao primeiro reitor da universidade.

O Professor Hermes Vilchez Guerrero, atual diretor da Faculdade de Direito da UFMG, fará uma palestra, no evento, sobre Mendes Pimentel, que, além de sua importância histórica para universidade, também foi Diretor da Faculdade de Direito por dois mandatos — 1911-1916 e 1923-1930. “É uma alegria poder falar sobre a trajetória dessa personalidade que representou tanto para o estado de Minas Gerais. Poucos tiveram tanto poder, tantas glórias e viveram tantas tragédias pessoais”, comenta Guerrero.

A Fump é uma instituição sem fins lucrativos, vinculada à UFMG, que tem como missão prestar assistência estudantil aos alunos de baixa condição socioeconômica da universidade. Desde sua origem, há grande articulação na comunidade universitária pela assistência estudantil, bandeira defendida com determinação pelo primeiro reitor, o professor Francisco Mendes Pimentel. Em 2017, a Fundação atendeu a 9.367 estudantes de graduação, ensino médio e técnico.

Postado por ATI em 06/set/2019