Contribuição para Assistência Estudantil da UFMG

A cada ano, mais de 170 mil estudantes tentam ingressar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que mostra que estudar na UFMG é um projeto de vida de milhares de jovens. Vencida a etapa do acirrado processo seletivo, alguns ainda têm outro grande desafio: como se manter na Universidade?

A política de assistência estudantil da UFMG é executada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), instituição sem fins lucrativos criada há 89 anos para auxiliar a permanência de estudantes de baixa renda na Universidade.

A principal fonte de financiamento é o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), mas os recursos governamentais não são suficientes para atender a toda a demanda. É por isso que a Fump conta com doações de pessoas físicas e jurídicas.

Nos anos anteriores as doações para a assistência estudantil da UFMG eram realizadas através de um boleto que a Fump enviava para a casa dos estudantes. Agora a Fundação entra em contato com ex-alunos, professores e comunidade universitária convidando essas pessoas para doarem para a assistência estudantil.

Para facilitar as doações e também para reduzir custos de impressão e Correios, essa doação pode ser realizada diretamente no portal www.fump.ufmg.br ou através do envio do boleto por e-mail. O valor da doação é decidido pelo próprio doador. O importante é a contribuição.

Como funciona as doações?

O doador escolhe o valor mais confortável, a Fump gera um boleto e encaminha por e-mail. As doações podem ser mensais, semestrais ou anuais.

Portal da Fump

No portal www.fump.ufmg.br você encontra todas as informações sobre os Programas de Assistência Estudantil da UFMG, como Alimentação, Moradias, Saúde e Bolsas.

A página da Bolsa Apadrinhamento se encontra no link www.fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina=261

Prestação de contas

Na página da prestação de contas da Fump está disponível como é utilizada verba de doação recebida pela Fundação e também a destinação de financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes): www.fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina=16

(Com assessoria de comunicação e captação de recursos da Fump)