Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

Exibição de filme e debate: Mineração em Minas Gerais sob a ótica da saúde e direitos humanos

Será realizada na próxima segunda-feira, 04 de novembro, às 17h, no Auditório Francisco Luiz da Silva Campos (16º andar do ed. Vilas Boas), a exibição do filme “Amigo do Rei” com mesa de debate.

O evento trata-se de uma colaboração entre o Projeto de extensão Bem Viver: saúde pública e autonomia, do curso Ciências do Estado da UFMG, a Clínica de Direitos Humanos da UFMG e o GEMED (Grupo de Estudos em Direito Médico e da Saúde). E pretende fomentar o debate sobre a relação entre mineração, saúde, meio-ambiente e direitos humanos a partir da exibição do filme “Amigo do Rei”, do Diretor André D’Elia, às 17h00, tendo em vista os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho (2015 e 2019) e o impacto decorrente dos eventos.

A exibição do filme será seguida de uma mesa de debates às 19h30 para debater o tema sob a perspectiva da saúde e direitos humanos, composta pelos vereadores Bella Gonçalves e Gabriel Azevedo, que fizeram parte da CPI das barragens da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Marcelo Cruz, coordenador do CRAS da prefeitura de Brumadinho (2017-2019) e o Prof. Apolo Heringer Lisboa, da Faculdade de Medicina da UFMG e idealizador do Projeto Manuelzão.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Postado por ATI em 01/nov/2019