Faculdade de Direito da UFMG no pódio da mediação nacional

Equipe conquista 2° lugar na maior competição de mediação empresarial da América Latina

A equipe formada por integrantes do Grupo de Estudos em Mediação da Faculdade de Direito da UFMG (GEM-UFMG) ficou em 2° lugar entre os mediadores da X Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da CAMARB. O resultado coloca a faculdade em posição de destaque, pelo segundo ano consecutivo, no cenário nacional da mediação de conflitos, método de solução distinto do processo judicial que visa promover o diálogo, a colaboração e a autonomia dos envolvidos no processo de decisão.

Os oradores da equipe da UFMG foram muito elogiados nos painéis que atuaram na Competição. Péricles Alvares, aluno do 6° período, levou o grupo às finais na categoria de mediador, destacando-se pelo uso das técnicas e condução das sessões de mediação. As alunas Mariana Galvão, Letícia Melhem, Júlia Bouzada e Camila Caneschi, responsáveis por representar negociadoras e advogadas das empresas mediandas, impressionaram pela solidez de seus discursos e qualidade de argumentos. A equipe foi orientada pelos ex-competidores Laura Viglioni e Iori Julião, que conduziram os treinos e as pesquisas da equipe.

O Grupo de Estudos em Mediação (GEM-UFMG), vinculado à Faculdade de Direito, foi criado no início de 2017 pelas então estudantes Nádila Domingues, Bianca Bagno e Camila Rodrigues, em parceria com a professora Renata Maia. Em 2018, o GEM tornou-se um projeto de extensão denominado Câmara de Mediação Extrajudicial da UFMG, voltado ao atendimento de casos de mediação.

A iniciativa demonstra a afinidade da Universidade com o ensino dos métodos adequados de resolução de conflitos. Assim, além de proporcionar estudos aprofundados e o contato dos estudantes com as novas tendências do mercado, o GEM-UFMG promove a participação dos alunos na Competição para que estes possam demonstrar e aprimorar os conhecimentos adquiridos na graduação, oportunizando também a aproximação com outros profissionais e estudiosos da área. Destaque-se que o evento, organizado pela CAMARB, é o maior do gênero na América Latina e do mundo em língua portuguesa, responsável por reunir, anualmente, um enorme número de competidores e profissionais de notório reconhecimento nas áreas de direito empresarial, mediação e negociação.

Postado por ATI em 20/nov/2019