Faculdade de Direito da UFMG

Faculdade de Direito da UFMG

UFMG oferece programação gratuita de férias em Tiradentes

De 9 de janeiro a 2 de fevereiro, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes movimenta a cidade com a sua programação especial de #FériasNoCampus. Além da programação infantil, com contação de histórias e brincadeiras tradicionais, acontecem exposições, show, encontro de bordadeiras e conversa sobre a história do Arraial de Bichinho. A programação é inteiramente gratuita e aberta a todos.

Férias para todos

Quem participar do #FériasNoCampus encontrará opções de lazer para todas as idades.

 

O ano começa com a apresentação da tese de doutorado “De arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso: a confecção artesanal das narrativas identitárias de um povoado nas Minas Gerais do Brasil”. O trabalho foi desenvolvido pela doutora em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra, Vera Ermida, e será apresentado na quinta, dia 9, às 19h, na igreja setecentista de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho.

 

No sábado, dia 18, às 16h, o tradicional Poente Cultural UFMG traz o show da dupla ‘Arcanjos’ para o Museu Casa Padre Toledo. O duo sanjoanense formado por Amanda Amaral e Gabriel Willian apresenta as canções de seu álbum ‘O Que Chamo De Telhado’, em um show intimista inspirado pela poesia do cotidiano.

Já o ‘Encontro Bordado & Patrimônio’ realiza mais uma edição no dia 21, às 14h, também no Museu Casa Padre Toledo. A convidada é a arte-educadora Simone de Almeida Prado, que abordará as experiências e técnicas de montagem de seus três livros publicados, além de uma oficina de aquarela aplicada ao bordado. A inscrição pode ser feita presencialmente na recepção do museu ou pelo formulário disponível online em www.ufmg.br/campustiradentes e no link: http://bit.ly/37JRM6x

Colônia de Férias da UFMG

Nos dias 1 e 2 de fevereiro, acontece uma edição especial da Colônia de Férias da UFMG, encerrando a programação especial do #FériasNoCampus. O fim de semana será repleto de oficinas, atividades esportivas, teatro e lazer para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos. São 80 vagas, em quatro turmas divididas por faixa etária. As inscrições vão até 15 de janeiro, na recepção do Museu Casa Padre Toledo. Os participantes receberão camisa, e terão direito a café da manhã e almoço.

Programação infantil

Uma contação de histórias e oficina de brincadeiras tradicionais são os destaques da programação infantil, que é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsável legal.

Nas sextas-feiras, 10 e 24 de janeiro, sempre às 14h, os pequenos entre quatro e dez anos poderão ouvir muitas histórias sobre amizade, respeito ao próximo, igualdade racial e importantes figuras femininas da nossa história, como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Rubi Bridges. Quem conduz a ‘Contação de histórias’ é a pedagoga Simone Cesar dos Santos Casemiro. O local é o Museu Casa Padre Toledo.

Já a ‘Oficina de brincadeiras tradicionais’ irá resgatar a experiência de pular corda, amarelinha e desenhar, em um momento lúdico de lazer para crianças de seis a doze anos e seus familiares. Haverá turmas nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, das 10h às 12h.

Exposições

Até o dia 26 de janeiro, os visitantes poderão conferir duas exposições abertas ao público em diferentes espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes. No Museu Casa Padre Toledo está a mostra ‘“Monumentos Entrópicos e a Paisagem Minerária do Ferro’, de autoria de Bruno Amarante. A exibição é composta por 21 esculturas em cerâmica de tamanhos variados, queimadas à alta temperatura (1260º), e recobertas com esmaltes cerâmicos desenvolvidos com minério de ferro ou rejeitos coletados nas barragens.

 

Já o Quatro Cantos Espaço Cultural exibe a exposição ‘Confidências da Paisagem – Espaço e Memória’, que explora plasticamente as associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes, com fragmentos de espécies vegetais trabalhados em cerâmica. A autoria é de Zandra Miranda.

 

SERVIÇO

Férias no Campus

De 9 de janeiro a 2 de fevereiro

Entrada franca

 

9/01 – Uma conversa sobre a história de Bichinho

Horário: 19h

Local: Igreja de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho

 

10 e 24/01 – Contação de histórias

Horário: 14h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Classificação: 4 a 10 anos.

Presença dos pais ou responsável é obrigatória.

 

12, 19 e 26/01 – Oficina  Brincadeiras Tradicionais

Horário: 10h às 12h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Classificação: 6 a 12 anos.

Presença dos pais ou responsável é obrigatória.

 

18/01 – Show ‘O Que Chamo de Telhado’ de duo Arcanjos – Poente Cultural UFMG

Horário: 16h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

 

21/01 – Encontro Bordado & Patrimônio

Horário: 14h

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Inscrições: presenciais na recepção do museu ou pelo link: http://bit.ly/37JRM6x

 

1 e 2/02 – Colônia de Férias

Horário: Sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h30 às 12h

Local: espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Classificação: a partir de 6 anos.

Inscrições: até 15 de janeiro, presencialmente no Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes). O atendimento é de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 10h às 16h30, e domingo, das 9h às 15h.

 

Exposição Monumentos Entrópicos e a Paisagem Minerária do Ferro

Artista: Bruno Amarante (UFMG/UFSJ)

Aberta à visitação até 26 de janeiro.

Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

 

Exposição Confidências da Paisagem – Espaço e Memória

Artista: Zandra Miranda (UFSJ)

Aberta à visitação até 26 de janeiro.

Local: Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5 – Tiradentes)

 

 

 

 

 

Postado por ATI em 10/jan/2020